Nos últimos meses, vários produtores declararam guerra às estratégias de lançamentos e passaram a defender com unhas e dentes as estratégias de vendas no perpétuo.
Mas, na real, qual dos dois modelos faz mais sentido?
Pra começar, vamos pontuar as principais diferenças entre os dois?
Lançamento: campanha com datas para começar e terminar, em que o expert faz um movimento de conscientização da audiência sobre um tema específico e gera uma demanda para vender em um espaço curto de tempo seu produto que, em tese, seria a solução para a dor que a tomada de consciência trouxe à tona.
Perpétuo: campanha permanente de distribuição de conteúdo e vendas, em que o mesmo movimento de conscientização e geração de demanda acontece, porém de forma menos intensa e imediatista.
Mas qual dos dois é melhor pra mim?
Talvez você deva realmente escolher seguir apenas uma das duas estratégias. Mas antes, é importante saber que as duas podem coexistir dentro do mesmo negócio.
E o mais interessante: uma pode favorecer os resultados da outra.
Produtos no perpétuo geram previsibilidade de caixa e verba para investimento em lançamentos.
Lançamentos geram picos de vendas de produtos que também podem ser vendidos no perpétuo.
Mas como é importante escolher e priorizar os passos a serem dados, pense nos seguintes cenários.
Lançamento: Campanha curta, porém intensa. Chances de faturar alto, mas GERALMENTE demanda investimento alto. Sugere uma maior exposição da sua imagem diante da sua audiência. Alguns erros podem ser fatais para sua campanha.
Perpétuo: Campanha permanente, com demandas permanentes. Faturamento diluído ao longo dos meses. Demanda menos exposição da sua imagem diante da audiência. Viabiliza vendas diretas para pessoas que até então não conheciam seu trabalho. É uma forma relativamente segura de testar novos produtos no mercado.
Se você está iniciando no mercado digital, talvez o modelo de vendas no perpétuo seja mais interessante neste momento.
Essa não é uma verdade absoluta. Mas considere o seguinte…
O modelo de vendas no perpétuo pode ser uma forma mais segura e rápida de você testar suas ideias de produtos, uma vez que o investimento financeiro é menor em um intervalo de tempo específico.
Além disso, a jornada do empreendedor digital é também uma jornada intensa de autoconhecimento. Geralmente, você inicia idealizando algo e a realidade te obriga a ajustar sua rota.
E entrar em um lançamento sem conhecer bem seus próprios limites pode ser tudo o que você precisa para desistir.
O mais importante é que, independentemente da sua escolha, a Minerva oferece os melhores recursos de EAD do mercado para hospedar seu infoproduto e proporcionar uma experiência verdadeiramente transformadora para seus alunos!
Esses são os principais pontos que você deve levar em consideração ao escolher entre lançamento e perpétuo.
É muito importante que você tenha uma noção de como funcionam os bastidores de cada um e tente se enxergar fazendo o que precisa ser feito.
Lembre-se de que sua autenticidade não pode se perder entre as estratégias!